

Pensando nas proteínas com menor valor biológico, como algumas de origem vegetal, é possível aumentar o seu valor biológico? Antes de prosseguir, caso não esteja familiarizado com este assunto, veja o outro post já realizado sobre esse assunto aqui no feed.
Na verdade, não é possível aumentar o valor biológico de uma proteína isoladamente, porém é possível fazer uma combinação de um de duas ou mais proteínas de fontes diferentes, ambas com valor biológico baixo, resultando em um alto valor biológico. Como isso é possível?
O que faz as proteínas vegetais terem um valor biológico mais baixo é a falta de um ou alguns aminoácidos essenciais. Porém, dependendo do grupo da proteína, o aminoácido faltante é diferente.
Exemplo: grãos são pobres no aminoácido essencial lisina e ricos em metionina, enquanto as leguminosas são pobres em metionina e ricas em lisina. Juntos, eles se combinam para fazer uma fonte de proteína de alta qualidade. Além disso, não é necessário consumir proteínas complementares ao mesmo tempo ou na mesma refeição. É possível consumir cada grupo em uma refeição diferente.